Este site é dedicado a você, candidata(o) aprovada(o) em processo seletivo da Universidade de Brasília. Parabéns pela aprovação, e seja muito bem vinda(o) à UnB! Mas é importante lembrar que para se tornar, oficialmente, nossa(o) estudante e ter acesso às atividades do semestre letivo, algumas etapas precisam ser cumpridas, como o registro e a matrícula.
O Registro Acadêmico on-line é a etapa de confirmação do seu ingresso na Universidade de Brasília. É essa etapa que garante a vaga dos(as) aprovados(as) nos processos seletivos. Para garantir o registro, o(a) candidato(a) aprovado(a) deve fazer o upload dos documentos que o edital do processo seletivo listou nos dias definidos pela Agenda do(a) Calouro(a) do processo. A divulgação do resultado definitivo do registro acadêmico é a última etapa do processo de registro.
Fique atento! É essencial observar as datas previstas na Agenda do(a) Calouro(a) para garantir a homologação do registro.
Entre essa data e a data do início das aulas, o(a) calouro(a) receberá, no endereço de e-mail informado na inscrição do processo seletivo, e-mail com todas as orientações sobre a matrícula e os procedimentos para ter acesso ao Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA). Esse é o sistema que você vai usar para ter acesso a todos os serviços da Universidade, incluindo a própria matrícula em componentes curriculares, a partir do segundo semestre do curso.
A Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) é que realiza, após o registro acadêmico, a importação das informações dos(as) calouros(as) para o SIGAA. Assim, é após essa etapa técnica que o número de matrícula dos(as) estudantes registrados(as) é disponibilizado e essa etapa técnica ocorre nos dias que se seguem à publicação do resultado definitivo do registro acadêmico. Não se esqueça de que esse e-mail chegará no endereço de e-mail pessoal que você informou no início do processo seletivo, portanto, vale conferir sua caixa de spam, caso não tenha recebido. Mas, se o e-mail não tiver chegado nem na caixa de spam, envie uma mensagem se identificando e explicando o ocorrido para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
PLATAFORMAS DE AUXÍLIO A AULAS PRESENCIAIS E REMOTAS – Na UnB, a plataforma utilizada como ferramenta auxiliar as aulas presenciais e remotas é o APRENDER 3. O Centro de Educação a Distância tem um site para te auxiliar https://www.cead.unb.br/ensino-remoto e também um passo a passo para o primeiro acesso. Caso ainda tenha dúvidas, há uma central de atendimento do CEAD para ajudá-lo(a).
Alguns(as) professores(as) podem usar plataformas alternativas para o ensino em suas disciplinas. Nesse caso, as instruções chegarão por e-mail enviado pelo(a) professor(a) para você.
SIGAA – É a plataforma direcionada a estudantes e a docentes de graduação. Por meio dela, o(a) estudante tem acesso a documentos — como Atestado de Matrícula e Declaração de Vínculo e Histórico Escolar — e a todas as informações a respeito da sua trajetória acadêmica. Pelo SIGAA, também é possível fazer contato direto com o(a) professor(a) de cada disciplina.
E-MAIL INSTITUCIONAL – é a conta de e-mail @aluno.unb.br que o(a) estudante passa a ter acesso após a homologação do registro acadêmico. Por meio desse e-mail, o estudante terá disponível várias ferramentas do Office 365, que ajudarão nas atividades universitárias do dia a dia, como, por exemplo, OneDrive, Teams, Word, Excel e PowerPoint.
CONTATOS – a Universidade de Brasília pode entrar em contato com os(as) calouros(as) por meio de dois canais. Atente-se a eles para acompanhar todos os comunicados importantes:
a) o e-mail pessoal cadastrado durante o registro acadêmico;
b) o e-mail institucional do Office 365.