INÍCIO DO SEMESTRE –  O primeiro semestre de 2021 vai de 17 de janeiro de 2022 até 5 de julho de 2022. A UnB encontra-se a etapa 1 do Plano geral de retomada das atividades da UnB, em que as atividades acadêmicas são feitas de modo remoto. A possibilidade de progressão para a etapa 2 do Plano de retomada — que prevê a presencialidade para algumas das atividades acadêmicas — ainda está sendo avaliada pela administração superior da UnB.

 

AULAS REMOTAS – Na UnB, a plataforma que abriga as disciplinas nesse formato remoto, é o APRENDER 3. O Centro de Educação a Distância tem um site para te auxiliar https://www.cead.unb.br/ensino-remoto e também um passo a passo para o primeiro acesso. Caso ainda tenha dúvidas, há uma central de atendimento do CEAD para ajudá-lo(a). 

Alguns professores podem usar plataformas alternativas para o ensino de suas disciplinas. Neste caso, as instruções chegarão por e-mail enviado pelo(a) professor(a) para você.

 

AMBIENTAÇÃO – A primeira semana do período letivo será de adaptação às plataformas de ensino remoto. Por isso, não se preocupe se não tiver acesso ao ambiente da disciplina logo no primeiro dia de aula. Haverá tempo para providenciar o acesso e se ambientar, sem que isso implique em atrasos ou ausências. 

 

SIGAA - É a plataforma direcionada a estudantes e a docentes de graduação. Por meio dela, o estudante tem acesso a documentos — como Atestado de Matrícula, Declaração de Vínculo e Histórico Escolar — e a todas as informações a respeito da sua trajetória acadêmica. Pelo SIGAA também é possível fazer contato direto com o professor de cada disciplina.

 

E-MAIL INSTITUCIONAL – é a conta de e-mail @unb.br que o estudante passa a ter acesso após a homologação do registro acadêmico. Por meio desse e-mail, o estudante terá disponível várias ferramentas do Office 365 que ajudarão nas atividades universitárias do dia a dia, como, por exemplo, OneDrive, Teams, Word, Excel e PowerPoint.

 

CONTATOS – a Universidade de Brasília pode entrar em contato com os(as) calouros(as) por meio de dois canais. Atente-se a eles para acompanhar todos os comunicados importantes:

 

a) o e-mail pessoal cadastrado durante o registro acadêmico;

b) o e-mail institucional pelo Office 365.

 

E, se você precisar falar com a UnB, lembre-se: a maior parte dos serviços presenciais e por telefone está suspensa.

Confirme qual é o setor relacionado à sua demanda e encaminhe e-mail com a sua solicitação: Muito Prazer.