Orientações detalhadas para auxiliar quem está chegando na UnB. Saiba como dar os primeiros passos na vida acadêmica.

 

Foto: Beatriz Ferraz / Secom UnB.

 

BEM-VINDOS(AS) - Parabéns pela conquista, calouro(a)! O caminho até o ingresso na Universidade de Brasília exigiu muita dedicação e você superou várias adversidades. Temos muito orgulho em recebê-lo(a) como parte desta grande e respeitada instituição.

 

O momento agora é de adaptações. Você está começando uma nova etapa da sua vida e este contexto de ensino remoto, provocado pela pandemia de covid-19, é bastante desafiador para todos nós. Mas, juntos(as) somos mais fortes. Estamos aqui para fazer o possível para ajudá-lo(a). Desejamos que este seja apenas o início de uma bela trajetória de sucesso, aprendizado e crescimento pessoal.

 

 

PORTA DE ENTRADA - Você está chegando ao 1° semestre de 2021 na UnB por meio do Acesso Enem UnB ou do Vestibular de Libras, promovidos pelo Cebraspe, certo?

Todas as informações referentes a esses dois processos seletivos estão disponíveis aqui: https://cebraspe.org.br/vestibulares/ 

 

1) REGISTRO ACADÊMICO - foi a etapa em que, depois de comemorar a presença do seu nome na lista de aprovados, você confirmou sua habilitação à vaga na Universidade de Brasília. Ou seja, você enviou para o Cebraspe os documentos exigidos no edital do seu processo seletivo e na Agenda do Calouro. Confirmou que cumpria todos os requisitos para ingressar no ensino superior e teve seu registro acadêmico homologado.

 

 

2) NÚMERO DE MATRÍCULA - é o número individual e intransferível que vai acompanhá-lo(a) durante toda a sua graduação. Este número o(a) identifica como aluno(a) da UnB. Com ele você terá acesso aos sistemas institucionais, ao seu e-mail acadêmico, aos serviços e às oportunidades que a Universidade oferece. 

 

Após a homologação do Registro Acadêmico, publicada na página de acompanhamento do processo seletivo no Cebraspe, você será formalmente um(a) estudante da Universidade de Brasília e terá acesso a seu Número de Matrícula, que é o número individual e intransferível que identifica o aluno junto à instituição.

 

Em até 48 horas após a publicação do resultado final do Registro Acadêmico na página do Cebraspe, você receberá no e-mail cadastrado uma mensagem com a grade horária das disciplinas em que está matriculado. E ainda, o procedimento de como recuperar a sua senha.

 

Caso não receba este e-mail, acesse o link https://servicos.unb.br/publico/#/recuperarsenha para conseguir o número de matrícula. Desse modo, você terá acesso ao seu número de matrícula que deverá ser usado para realização do auto cadastro e ter acesso às suas informações acadêmicas, incluindo sua grade horária de disciplinas. No SIGAA, você terá acesso a todos os documentos e a todos os procedimentos necessários ao início da sua caminhada na graduação.

 

 

3) PORTAL DO DISCENTE (SIGAA) - é a plataforma pela qual você terá acesso a todas as informações necessárias para a sua vida acadêmica. Nela você vai encontrar o currículo do curso, histórico, declaração de vínculo com a UnB e comprovantes de matrícula em disciplinas. Também poderá acessar turmas nas quais está matriculado(a), visualizar atividades cadastradas pelos professores, além de receber e enviar mensagens.

 

COMO TER ACESSO: Para fazer o primeiro acesso ao Portal do Discente, no Sigaa, você deve se cadastrar na plataforma. Garanta que já tenha seu número de matrícula em mãos, pois precisará dele!

a) Entre na página, forneça suas informações e indique uma senha pessoal. Ah, lembre-se de que seu Ano/Semestre Inicial se refere ao 2021.1, certo?!

b) Na sequência, você já consegue abrir o Portal do Discente, no Sigaa, fazendo sua autenticação. Seu usuário será seu número de matrícula (somente os dígitos, sem pontos ou traços) e a senha é a que você acabou de indicar no cadastro do sistema.

 

 

4) MATRÍCULA EM DISCIPLINAS - é a indicação das disciplinas que serão cursadas no semestre em vigor. Estas matrículas acontecem dentro de prazos estipulados pelo Calendário de Matrícula. Mas você, calouro(a), não precisa se preocupar com isso agora. Você já está automaticamente matriculado(a), pela Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), em todas as disciplinas que deverá cursar no 1º semestre, conforme a grade curricular do seu curso. Por meio do Sigaa você verá todas elas.

Mas, nos próximos semestres, você deverá se atentar aos prazos do Calendário de Matrícula para solicitar as próximas disciplinas que deverá cursar. Isso será feito por meio do Portal do Discente, no Sigaa, considerando as disciplinas constantes no currículo do seu curso para cada semestre.

 

  

5) INÍCIO DO SEMESTRE - a pandemia de covid-19 atrasou o calendário acadêmico da UnB. O período de aulas que vai de 19/07/2021 a 06/11/2021 se refere, na verdade, ao primeiro semestre letivo do ano de 2021. E será integralmente realizado de maneira remota, por questões de segurança sanitária de toda a comunidade acadêmica. Aquelas disciplinas que não puderem ser realizadas nessa modalidade terão a oferta adiada para quando for adequado o retorno às atividades presenciais.

  

 

6) E-MAIL INSTITUCIONAL - a UnB tem parceria com a Microsoft e toda a comunidade acadêmica tem acesso gratuito à suíte de aplicativos Microsoft Office 365 Educacional - versão nuvem. Isso inclui uma conta de e-mail institucional via Outlook e funcionalidades como Teams, Word, Excel, Power Point e OneDrive. O acesso à ferramenta é garantido enquanto o(a) estudante estiver registrado(a) na Universidade.


COMO TER ACESSO:

a) entrar na página portal.office.com
b) informar: LOGIN - númerodematríEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e SENHA - mesma cadastrada para acesso ao Sigaa.

 

Mais informações estão disponíveis aqui: http://sti.unb.br/office365-alunos

 

Acessar o e-mail institucional regularmente é super importante para que você acompanhe comunicados que a UnB lhe enviar e também para receber os dados de login na ferramenta Aprender 3.

 

 

7) AULAS REMOTAS - a UnB possui uma plataforma que abriga as disciplinas nesse formato remoto, é a chamada APRENDER 3. Há um passo a passo para o primeiro acesso.


Alguns professores podem usar plataformas alternativas para o ensino de suas disciplinas. Neste caso, as instruções chegarão por e-mail enviado pelo(a) professor(a) para você. 

 

 

8) CONTATOS - a Universidade de Brasília entrará, portanto, em contato com os(as) calouros(as) por meio de dois canais. Atente-se a eles para acompanhar todos os comunicados importantes:


a) o e-mail pessoal cadastrado durante o registro acadêmico;
b) o e-mail institucional pelo Office 365.

 

E, se você precisar falar com a UnB, lembre-se: a instituição está funcionando de maneira remota! Por isso, não adianta ligar nos departamentos. Confirme qual é o setor relacionado à sua demanda e encaminhe E-MAIL com a sua solicitação: Muito Prazer.


ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.