Você tem interesse em participar de alguma atividade esportiva ou necessita de apoio para se desenvolver em algum esporte? A Diretoria de Esporte e Lazer (DEL), ligada ao Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), pode ajudar por meio de programas de fomento, promoção de atividades esportivas ou cessão de espaços e equipamentos esportivos.

Conheça algumas dessas ações e programas:

Acompanhamento Acadêmico

Iniciado em junho de 2014, com a chegada de psicóloga escolar na equipe da DEL. O projeto visa a garantir a permanência e o bom rendimento acadêmico dos estudantes-atletas, com atendimentos periódicos para acompanhamento e orientação psicoeducacional.

Auxílio-Viagem Esporte Universitário

Apoia a participação de estudantes-atletas dos cursos de graduação e de pós-graduação inscritos nos programas de Treinamento Desportivo e Bolsa Atleta em competições fora do DF.

Nutrição Esportiva

O projeto, iniciado em 2011, implementa ações de saúde nutricional para estudantes participantes do Programa de Treinamento Desportivo. O atendimento é realizado por meio de parceria com a Faculdade de Educação Física – FEF. Os estudantes passam por avaliação periódica de aptidão física no Laboratório de Aptidão Física e Movimento (AFiM) e recebem orientação baseada em dados de entrevista nutricional, realizada por nutricionista da DEL. O projeto viabiliza, dessa forma, condições para que os atletas interessados se mantenham motivados e obtenham bom desempenho esportivo e acadêmico ao longo do ano.

Programa Bolsa-Atleta Universitária

Auxílio financeiro oferecido a estudantes-atletas, estimulando a dedicação ao treinamento e a representação da UnB em competições desportivas. Em 2018, foram contemplados dezenas de atletas. Fique atento ao lançamento dos editais no início dos semestres letivos.

Programa de Treinamento Desportivo

Apoia as equipes representativas da UnB com aquisição de material esportivo, uniformes, pagamento de taxas de inscrição em campeonato e arbitragem. Atualmente, existem clubes desportivos em funcionamento e treinamento nas seguintes modalidades: atletismo, basquete, boxe, canoagem, cheerleading, futebol/beach soccer, futebol eletrônico, futmanobol, futsal/futebol de 7, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, kung fu, League of Legends, lutas virtuais, natação, polo aquático, rugby, swordplay, taekwondo, tênis, tênis de mesa, ultimate frisbee, vôlei/vôlei de praia e xadrez.

O Programa de Treinamento se beneficia dos editais que ofertam bolsas para os instrutores de curso de formação para atuação no esporte universitário, tutores de esporte de representação e tutores de gestão do clube de esporte universitário, que contemplam parte das modalidades nas quais há competições oficiais da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Quadra José Maurício Honório Filho

Espaço destinado a práticas desportivas e recreativas, realização de torneios e campeonatos e treinamento das equipes comunitárias da UnB. Para agendar o uso da quadra, procure a sede da DEL.