Você tem interesse em participar de alguma atividade esportiva ou necessita de apoio para se desenvolver em algum esporte? A Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA), ligada ao Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), pode ajudar por meio de programas de fomento ou cessão de espaços e equipamentos esportivos.

Conheça algumas dessas ações e programas:

Acompanhamento Acadêmico

Iniciado em junho de 2014, com a chegada de psicóloga escolar para a equipe da DEA. O projeto visa garantir a permanência e o bom rendimento acadêmico dos estudantes-atletas, com atendimentos periódicos para acompanhamento e orientação escolar.

Auxílio Viagem Esporte Universitário

Apoia a participação de estudantes-atletas dos cursos de graduação e de pós-graduação inscritos nos programas de Treinamento Desportivo e Bolsa Atleta em competições fora do DF.

Nutrição Esportiva

O projeto, iniciado em 2011, implementa ações de saúde nutricional para estudantes participantes do Programa de Treinamento Desportivo. O atendimento é realizado por meio de parceria com a Faculdade de Educação Física – FEF. Os estudantes passam por avaliação periódica de aptidão física no Laboratório de Aptidão Física e Movimento (AFiM) e recebem orientação baseada em dados de entrevista nutricional, realizada por nutricionista da DEA. O projeto viabiliza, dessa forma, condições para que os atletas interessados se mantenham motivados e obtenham bom desempenho esportivo e acadêmico ao longo do ano.

Programa Bolsa Atleta Universitária

Auxílio financeiro oferecido a estudantes-atletas, estimulando a representação da UnB em competições desportivas. Fique atento ao lançamento dos editais no início dos semestres letivos.

Programa de Treinamento Desportivo

Apoia as equipes representativas da UnB com contratação de treinadores, aquisição de material esportivo, uniformes, pagamento de taxas de inscrição em campeonato e arbitragem. Atualmente, existem clubes desportivos em treinamento nas seguintes modalidades: atletismo, basquete, boxe, canoagem, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, luta olímpica, natação, remo, rugby, taekwondo, tênis, tênis de mesa, triatlo, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Projeto Recreando

O projeto promove lazer no campus com empréstimo de materiais esportivos: cronômetro para arbitragem, fita para prática de slackline, tabuleiros, jogos de xadrez, tatames, entre outros. Informe-se na sede da DEA sobre a disponibilidade desses materiais.

Quadra José Maurício Honório Filho

Espaço destinado a práticas desportivas e recreativas, realização de torneios e campeonatos e treinamento das equipes comunitárias da UnB. Para agendar o uso da quadra, procure a sede da DEA.