Todos os anos, são publicados três editais destinados exclusivamente a estudantes de graduação. O edital do Programa de Iniciação Científica (PIBIC), o edital do Programa de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e o edital do Programa de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF), destinado a estudantes beneficiários de políticas de inclusão social.

Para participar do Programa, o estudante deve ser indicado por um docente orientador que submeta projeto do aluno aos editais. Dessa forma, é importante que o interessado em participar do ProIC entre em contato, desde o primeiro semestre, com professores cujas linhas de pesquisa despertem seu interesse.

Os editais são publicados no mês de março e as inscrições começam em abril. A inscrição pode ser feita pela página www.proic.unb.br.