A Assistência Estudantil da Universidade de Brasília compreende os seguintes programas:

Alimentação gratuita no Restaurante Universitário (RU)

Permite aos estudantes classificados como Participantes dos Programas de Assistência Estudantil (PPAES) dos cursos presenciais de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado) dos campi Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina em situação de vulnerabilidade socioeconômica, acesso gratuito às refeições (café da manhã, almoço e jantar) servidas nos respectivos Restaurantes Universitários (RUs).

Moradia Estudantil

• Da Graduação: destinada aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados em disciplinas dos cursos presenciais de graduação, prioritariamente àqueles cujas famílias residam fora do DF e não possuam imóveis no DF e excepcionalmente aos estudantes residentes no DF provenientes de regiões com acesso comprovadamente difícil ao seu campus de origem. Para ter acesso ao Programa Moradia Estudantil - Graduação (PME-G) o estudante deverá candidatar- se em edital próprio, que será lançado na página da Diretoria de Desenvolvimento Social.

O benefício é disponibilizado nas modalidades: vaga em apartamento na Casa do Estudante Universitário (CEU/DDS/DAC); pecúnia-moradia, com a concessão mensal de auxílio financeiro no valor de R$ 530 para estudantes que transferem residência para se aproximar do campus; e pecúnia-transporte, com a concessão mensal de auxílio financeiro no valor de R$ 300 para estudantes que residem fora do DF e têm gastos com transporte.

• Da Pós-Graduação: moradia destinada a estudantes que residam fora do DF e que não possuam imóveis no DF. Disponibiliza vagas em apartamentos do Bloco K, situado na Colina, no campus Darcy Ribeiro. Para ter acesso ao Programa Moradia Estudantil – Pós-graduação (PME-PG) o estudante deverá candidatar- se em edital próprio, que será lançado na página da Diretoria de Desenvolvimento Social

Programa Auxílio-creche

A criação deste programa buscar atender demanda antiga por parte dos estudantes que possuem filhos, pois tem a finalidade de custear parcialmente as despesas com creche. Para isso, o programa disponibiliza o valor de R$485 para estudantes dos programas de assistência estudantil que possuem filhos de zero até 4 anos incompletos de idade. No segundo semestre de 2017, 92 estudantes da Universidade foram contemplados com o auxílio.

Programa Auxílio Socioeconômico (PASeUnB)

Destinado a estudantes PPAES dos cursos presenciais de graduação da UnB com o objetivo de minimizar as desigualdades sociais, contribuir para a permanência, evitar a retenção e promover a diplomação. Consiste em auxílio mensal no valor de R$465,00 (quatrocentos e sessenta e cinco reais). Para ter acesso ao Programa Auxílio Socioeconômico (PASeUnB) o estudante deverá candidatar- se em Edital próprio, que será lançado na página da Diretoria de Desenvolvimento Social

Programa Auxílio Emergencial

O Auxílio Emergencial é destinado aos estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação, que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica inesperada e momentânea e que, prioritariamente, não estejam inseridos em Programas de Assistência Estudantil da Universidade.

Programa Bolsa Permanência do MEC

Conforme o Ofício-Circular nº 2/2016/DIPES/SESU/SESU-MEC, o programa é destinado a estudantes indígenas e quilombolas. Clique aqui para obter detalhes.

Vale-livro

Desenvolvido em parceria com a Editora UnB, o programa disponibiliza aos estudantes de graduação e de pós-graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica 05 (cinco) vales por semestre com percentual de desconto de 60%.

Acesso à Língua Estrangeira

Desenvolvido em parceria com o Programa de Extensão UnB Idiomas, o programa disponibiliza aos estudantes PPAES, em cada semestre letivo, uma vaga por turma nos cursos de línguas oferecidos pela escola, com isenção de mensalidade. As inscrições são realizadas no Programa de Extensão UnB Idiomas, de acordo com calendário próprio.

Parceria CEBRASPE e DDS

A Diretoria de Desenvolvimento Social celebrou com o Cebraspe parceria, na qual fica acertado que os estudantes da Assistência Estudantil têm prioridade nas ofertas de vagas de estágios no Centro. A DDS é responsável pelo encaminhamento da relação de estudantes com o perfil das áreas requisitadas pelo Centro.

No ano de 2017, foram encaminhados estudantes das áreas de psicologia, administração e comunicação para estágios com bolsas que variam de R$800 a R$900, com carga horária de 30 a 40 horas semanais. Os estagiários contratados por meio da parceria participam da mesma integração que os novos colaboradores do Centro.

Com a parceria, foi retomada a reserva de 30% das vagas existentes para aplicação de provas do Centro aos estudantes em vulnerabilidade. No segundo semestre, foi aberto edital para a certificação dos estudantes da Assistência Estudantil, visando à inclusão desses no cadastro de aplicadores de provas de concursos públicos e processos avaliativos, de certificação ou de acesso ao ensino superior realizados pelo Cebraspe. Tal ação possibilita que os estudantes possuam uma fonte extra de recursos.