A Universidade de Brasília começará, em 19 de julho, o primeiro semestre letivo de 2021 de forma remota, em função da pandemia de covid-19.

Tradicionalmente, na primeira semana de aulas, acontece a palestra Inspira UnB. Desta vez, a atividade on-line acolherá mais de quatro mil novos alunos, além de veteranos de graduação, de pós-graduação e professores.

A convidada especial desta edição é Pilar del Río, jornalista e presidenta da Fundação José Saramago, em Portugal.

Foto: Bruno Colaço

Quem é Pilar del Río?

Nascida em Sevilha em 1950, formada em jornalismo, Pilar del Río iniciou carreira profissional na emissora La Voz del Guadalquivir e na revista Triunfo. Trabalhou na Rádio e Televisão Espanhola e colaborou com meios como Canal Sur, Cadena Ser e El País. Em 1986 conheceu o escritor José Saramago, com quem se casaria dois anos depois em Lisboa, onde fixou residência. Trabalhou como correspondente em Portugal por vários anos. Em 1993 o casal mudou-se para Lanzarote. A partir de 1997 passa a traduzir os livros de José Saramago para o espanhol. Em 2010, após a morte do marido, Pilar del Río volta a viver em Lisboa para presidir a Fundação José Saramago. Desde 2013 está pessoalmente envolvida na elaboração da Declaração Universal dos Deveres Humanos, proposta que parte de uma ideia de José Saramago e conta com a colaboração de diversas instituições. Em 2016 recebeu a Medalha da Andaluzia e o Prêmio Luso-Espanhol de Arte e Cultura.

Pilar del Río no Inspira UnB

Em palestra seguida de bate-papo com a comunidade acadêmica da UnB, Pilar abordará o tema: "E se fôssemos capazes de criar outro paradigma? Os desafios que se apresentam à cidadania num mundo em pandemia".

Confira como foi o Inspira UnB 1°/2021, dia 19 de julho, às 17h, no Youtube da UnBTVwww.youtube.com/unbtv, com duas transmissões paralelas ao vivo, uma em espanhol e outra com tradução simultânea para o português.