Nina da Hora será a palestrante do #InspiraUnB do 2º/2023

A ativista e cientista da computação abordará o tema Inteligência Artificial de forma descontraída na aula de abertura do segundo semestre, no próximo dia 25.

Prepare-se para uma tarde inspiradora! Nossa aula de inauguração nos levará ao fascinante mundo da inteligência artificial (IA), com palestra de uma das vozes mais visionárias de sua área, a cientista da computação, hacker antirracista e incluenciadora, Nina da Hora. Você pode participar do #InspiraUnB no dia 25 de agosto, às 16h, no Auditório da Associação de Docentes da UnB (ADUnB), no campus Darcy Ribeiro.

O Inspira vai iluminar as mentes dos presentes com a palestra intitulada: Além da realidade: explorando as fronteiras da Inteligência Artificial. Durante a conversa, Nina da Hora abordará esse tema tão atual, apresentando questionamentos e reflexões acerca dos avanços desta tecnologia nos últimos anos, dos debates sobre limites e regulação, dos perigos das deepfakes e das novas possibilidades para o futuro.

A convidada também compartilhará análise sobre o papel vital da diversidade – étnica/racial, de gênero, de classe – na concepção e aplicação da IA e os desafios e fronteiras que precisam ser ultrapassados pela nova geração de mentes curiosas afim de usá-la em favor da sociedade.

BIOGRAFIA DA PALESTRANTE – Nascida em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, Ana Carolina da Hora é bacharel em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Com apenas 28 anos, possui um currículo extenso e diversificado.

Conhecida como Nina da Hora, ela integrou a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) 2022, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e faz parte do conselho de segurança da rede social TikTok no Brasil. Também está presente na mídia especializada, como o periódico MIT Technology Review Brasil e o site UOL tilt, como colunista sobre temas relacionados a IA e ética.

Já escreveu para diversos veículos e participou do projeto Apple Developer Academy, onde teve a oportunidade de conhecer de perto a empresa Apple no Vale do Silício. Em 2020, foi eleita uma das cem mulheres pesquisadoras mais importantes no mundo na área de ética em IA. Em 2021, foi elencada na lista Forbes Under 30 Brasil, que nomeia trinta jovens, com até 30 anos, de destaque em várias áreas de atuação.

MANUAL PARA ESTUDANTES -Calouros podem retirar o Manual para estudantes de graduação da UnB no mesmo local, a partir das 15h. A publicação, produzida pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), oferece informações gerais sobre matrícula, avaliação, estágio e outras de interesse do estudante que inicia a sua trajetória na Universidade.

SERVIÇO

Inspira UnB 2º/2023 – Além da realidade: explorando as fronteiras da Inteligência Artificial

Com Nina da Hora - cientista da computação, pesquisadora e hacker antirracista

25 de agosto, às 16h

Auditório da ADUnB, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte

Entrega do Manual para Estudantes no local, a partir das 15h.