Orientações detalhadas para auxiliar quem está chegando na UnB. Saiba como dar os primeiros passos na vida acadêmica.

 

 


Foto: Secom UnB

 

 

BEM-VINDOS(AS) - Parabéns pela conquista, calouro(a)! O caminho até o ingresso na Universidade de Brasília exigiu muita dedicação e você superou várias adversidades. Temos muito orgulho em recebê-lo(a) como parte desta grande e respeitada instituição.

 

O momento agora é de adaptações. Você está começando uma nova etapa da sua vida e este contexto de ensino remoto, provocado pela pandemia de covid-19, é bastante desafiador para todos nós. Mas, juntos(as) somos mais fortes. Estamos aqui para fazer o possível para ajudá-lo(a). Desejamos que este seja apenas o início de uma bela trajetória de sucesso, aprendizado e crescimento pessoal.

 

 

PORTA DE ENTRADA - Você está chegando à UnB por meio de um destes processos seletivos promovidos pelo Cebraspe, certo?

 

Programa de Avaliação Seriada (PAS)
Acesso Enem UnB
Portador de Diploma de Curso Superior (DCS)
Transferência Facultativa (TF)
Vagas Remanescentes

 

 

1) REGISTRO ACADÊMICO - foi a etapa em que, depois de comemorar a presença do seu nome na lista de aprovados, você confirmou sua habilitação à vaga na Universidade de Brasília. Ou seja, você enviou para o Cebraspe os documentos exigidos no edital do seu processo seletivo e na Agenda do Calouro. Confirmou que cumpria todos os requisitos para ingressar no ensino superior e teve seu registro acadêmico homologado.

 

 

2) NÚMERO DE MATRÍCULA - é o número individual e intransferível que vai acompanhá-lo(a) durante toda a sua graduação. Este número o(a) identifica como aluno(a) da UnB. Com ele você terá acesso aos sistemas institucionais, ao seu e-mail acadêmico, aos serviços e às oportunidades que a Universidade oferece..


COMO TER ACESSO:

Número de matrícula dos calouros aprovados em 2ª chamada pelo Enem e em 4ª chamada pelo PAS: clique aqui para conferir.


Número de matrícula dos calouros em 1º chamada: clique aqui para conferir o seu número de matrícula na listagem.

 

 

3) PORTAL DO DISCENTE (SIGAA) - é a plataforma pela qual você terá acesso a todas as informações necessárias para a sua vida acadêmica. Nela você vai encontrar o currículo do curso, histórico, declaração de vínculo com a UnB e comprovantes de matrícula em disciplinas. Também poderá acessar turmas nas quais está matriculado(a), visualizar atividades cadastradas pelos professores, além de receber e enviar mensagens.

 

COMO TER ACESSO: Para fazer o primeiro acesso ao Portal do Discente, no Sigaa, você deve se cadastrar na plataforma. Garanta que já tenha seu número de matrícula em mãos, pois precisará dele!

a) Entre na página, forneça suas informações e indique uma senha pessoal. Ah, lembre-se de que seu Ano/Semestre Inicial se refere ao 2020.2, certo?!

b) Na sequência, você já consegue abrir o Portal do Discente, no Sigaa, fazendo sua autenticação. Seu usuário será seu número de matrícula (somente os dígitos, sem pontos ou traços) e a senha é a que você acabou de indicar no cadastro do sistema.

 

 

4) MATRÍCULA EM DISCIPLINAS - é a indicação das disciplinas que serão cursadas no semestre em vigor. Estas matrículas acontecem dentro de prazos estipulados pelo Calendário de Matrícula. 

Nos próximos semestres, você deverá se atentar a esses prazos para solicitar sua matrícula em disciplinas. Isso será feito por meio do Portal do Discente, no Sigaa,  considerando as disciplinas constantes no currículo do seu curso para cada semestre.

Mas, neste primeiro momento em que você está chegando, há particularidades na matrícula em disciplinas de acordo com sua forma de ingresso:

 

Programa de Avaliação Seriada (PAS) - estes alunos já estão automaticamente matriculados nas disciplinas do primeiro semestre, conforme o currículo do curso. Isso porque o registro acadêmico desta galera aconteceu entre outubro e dezembro de 2020. Ou seja, a grade deles já está certinha e disponível no Portal do Discente, no Sigaa.

 

Acesso Enem UnB - estes alunos serão automaticamente matriculados nas disciplinas do primeiro semestre, conforme o currículo do curso. Isto vai acontecer ainda antes do início das aulas dia 01/02. Ou seja, basta irem acompanhando a plataforma Sigaa. O Portal do Discente estará disponível quando ocorrer a matrícula nas disciplinas e, assim, você poderá visualizar sua grade horária.

 

Vagas Remanescentes - estes alunos serão automaticamente matriculados nas disciplinas do primeiro semestre, conforme o currículo do curso. Isto vai acontecer ainda antes do início das aulas dia 01/02. Ou seja, basta irem acompanhando a plataforma Sigaa. O Portal do Discente estará disponível quando ocorrer a matrícula nas disciplinas e, assim, você poderá visualizar sua grade horária.

 

Portador de Diploma de Curso Superior (DCS) - pode ser que estes alunos já tenham feito, no curso anterior, disciplinas equivalentes às oferecidas pela UnB no currículo desta nova graduação. Esses eventuais créditos podem ser aproveitados agora. Por isso, para fechar a grade deste primeiro semestre e já indicar o eventual aproveitamento de disciplinas, vocês devem entrar em contato, por e-mail, com o(a) respectivo(a) coordenador(a) do curso. É ele(a), portanto, quem vai matriculá-los(as) no período entre 01/02 e 12/02. Basta:

a) Consultar o contato do(a) coordenador(a) no Portal do Discente, no Sigaa. Clique na lupa para visualizar todas as informações referentes a cada curso.

b) Anexar o histórico escolar da Instituição de Ensino Superior de origem.

c) Anexar a Ementa das respectivas disciplinas.

 

Transferência Facultativa (TF) - estes alunos já cursaram boa parte da graduação na instituição de ensino anterior. A matrícula em quais disciplinas deverão ser cursadas agora na UnB será feita pelo(a) respectivo(a) coordenador(a) do curso no período entre 01/02 e 12/02. Por isso, vocês devem entrar em contato, por e-mail, com ele(a). Basta:

a) Consultar o contato do(a) coordenador(a) no Portal do Discente, no Sigaa. Clique na lupa para visualizar todas as informações referentes a cada curso.

b) Anexar o histórico escolar da Instituição de Ensino Superior de origem.

c) Anexar a Ementa das respectivas disciplinas.

 

 

5) INCLUSÃO E RETIRADA DE DISCIPLINAS - sua grade para este primeiro semestre está pronta no Portal do Discente, no Sigaa, mas você quer incluir ou tirar alguma disciplina? Isso é possível!


Para incluir, será necessário solicitar que a coordenação do seu curso faça isso por você, durante o período de Matrícula Extraordinária (de 01/02 a 12/02/2021). Basta consultar o contato do(a) coordenador(a) no Portal do Discente, no Sigaa. Clique na lupa para visualizar todas as informações referentes a cada curso. E encaminhe e-mail para ele(a), indicando seu número de matrícula e qual é a disciplina a ser incluída. A coordenação vai avaliar a disponibilidade de vaga na turma e a pertinência da disciplina solicitada para este seu momento na graduação.


Para retirar, você deverá aguardar até dia 12/02/21. Depois desse prazo, você pode formalizar seu pedido de retirada de disciplinas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

6) MÍNIMO E MÁXIMO DE DISCIPLINAS - em função da Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) n. 117/2020, excepcionalmente, foram suspensas as quantidades mínimas de créditos que devem ser cursados.

Além disso, houve também, de acordo com a Instrução Normativa n.1/2020 do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), a flexibilização da quantidade máxima de créditos a serem cursados no semestre. Essa autorização de extrapolação do limite de créditos limita-se a uma disciplina, independentemente do número de créditos, e é válida para o semestre acadêmico 2020.2. Devendo a solicitação ser encaminhada para a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), via processo SEI, pelo(a) coordenador(a) do curso.

 

 

7) CURRÍCULO DO CURSO - existe um Projeto Político Pedagógico definido para cada curso. Todas as informações podem ser consultadas por meio do Portal do Discente, no Sigaa.

 

 

8) TRANCAMENTO DO SEMESTRE - em função da excepcionalidade deste semestre remoto, decorrente da pandemia do novo coronavírus, a Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) n. 117/2020 prevê:

“Art. 9º - Será facultada a todos os discentes regulares matriculados em disciplinas de graduação e de pós-graduação no 2/2020 a retirada de disciplinas até o último dia do calendário acadêmico do semestre letivo.
§1º A retirada de todas as disciplinas implicará trancamento geral justificado do semestre para o (a) estudante.
§2º Trancamentos realizados no semestre 2/2020, independentemente de sua modalidade ou natureza, não serão considerados para efeito de cálculo dos limites de trancamentos estabelecidos pela Resolução CEPE n. 93/2018.”

COMO TER ACESSO: você terá até dia 22/05/21 para solicitar, caso necessário, o trancamento completo do seu semestre. Esse pedido deve ser formalizado por peticionamento eletrônico, conforme estas orientações.

 

 

9) INÍCIO DO SEMESTRE - a pandemia de covid-19 atrasou o calendário acadêmico da UnB. O semestre que vai de 01/02/21 a 22/05/21 se refere, na verdade, ao segundo semestre letivo do ano de 2020 (2020.2). E será integralmente realizado de maneira remota, por questões de segurança sanitária de toda a comunidade acadêmica. Aquelas disciplinas que não puderem ser realizadas nessa modalidade terão a oferta adiada para quando for adequado o retorno às atividades presenciais.

 

 

10) AMBIENTAÇÃO - a primeira semana do período letivo (de 01/02 a 07/02) será de adaptação às plataformas de ensino remoto. Por isso, não se preocupe se não tiver acesso ao ambiente da disciplina logo no primeiro dia de aula. Haverá tempo para providenciar o acesso e se ambientar, sem que isso implique em atrasos ou ausências.

 

 

11) E-MAIL INSTITUCIONAL - a UnB tem parceria com a Microsoft e toda a comunidade acadêmica tem acesso gratuito à suíte de aplicativos Microsoft Office 365 Educacional - versão nuvem. Isso inclui uma conta de e-mail institucional via Outlook e funcionalidades como Teams, Word, Excel, Power Point e OneDrive. O acesso à ferramenta é garantido enquanto o(a) estudante estiver registrado(a) na Universidade.


COMO TER ACESSO:

a) entrar na página portal.office.com
b) informar: LOGIN - númerodematríEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e SENHA - mesma cadastrada para acesso ao Sigaa.

 

Mais informações estão disponíveis aqui: http://sti.unb.br/office365-alunos

 

Acessar o e-mail institucional regularmente é super importante para que você acompanhe comunicados que a UnB lhe enviar e também para receber os dados de login na ferramenta Aprender 3.

 

 

12) AULAS REMOTAS - a UnB possui uma plataforma que abriga as disciplinas nesse formato remoto, é a chamada APRENDER 3. Há um passo a passo para o primeiro acesso.


Alguns professores podem usar plataformas alternativas para o ensino de suas disciplinas. Neste caso, as instruções chegarão por e-mail enviado pelo(a) professor(a) para você.

 

 

13) APOIO PARA ACESSAR PLATAFORMAS - há uma central de atendimento do CEAD para ajudá-lo(a): https://www.cead.unb.br/fale-conosco/2-publicacoes/283-central-de-atendimento

 

 

 

14) CONTATOS - a Universidade de Brasília entrará, portanto, em contato com os(as) calouros(as) por meio de dois canais. Atente-se a eles para acompanhar todos os comunicados importantes:


a) o e-mail pessoal cadastrado durante o registro acadêmico;
b) o e-mail institucional pelo Office 365.

 

E, se você precisar falar com a UnB, lembre-se: a instituição está funcionando de maneira remota! Por isso, não adianta ligar nos departamentos. Confirme qual é o setor relacionado à sua demanda e encaminhe e-mail com a sua solicitação: Muito Prazer.


ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.