INÍCIO DO SEMESTRE – a pandemia de covid-19 atrasou o calendário acadêmico da UnB. O semestre que vai de 01/02/21 a 22/05/21 se refere, na verdade, ao segundo semestre letivo do ano de 2020 (2020.2). E será integralmente realizado de maneira remota, por questões de segurança sanitária de toda a comunidade acadêmica. Aquelas disciplinas que não puderem ser realizadas nessa modalidade terão a oferta adiada para quando for adequado o retorno às atividades presenciais.

 

 

AULAS REMOTAS – a UnB possui uma plataforma que abriga as disciplinas nesse formato remoto, é a chamada APRENDER 3. O Centro de Educação a Distância tem um site para te auxiliar https://www.cead.unb.br/ensino-remoto e também um passo a passo para o primeiro acesso: https://www.cead.unb.br/images//pdf/como_acessar_o_aprender_3_revisado.pdf

Caso ainda tenha dúvidas, há uma central de atendimento do CEAD para ajudá-lo(a): https://www.cead.unb.br/fale-conosco/2-publicacoes/283-central-de-atendimento

Alguns professores podem usar plataformas alternativas para o ensino de suas disciplinas. Neste caso, as instruções chegarão por e-mail enviado pelo(a) professor(a) para você.

 

 

AMBIENTAÇÃO – a primeira semana do período letivo (de 01/02 a 07/02) será de adaptação às plataformas de ensino remoto. Por isso, não se preocupe se não tiver acesso ao ambiente da disciplina logo no primeiro dia de aula. Haverá tempo para providenciar o acesso e se ambientar, sem que isso implique em atrasos ou ausências. 

 

 

APOIO PARA ACESSAR PLATAFORMAS – existe um Núcleo de Apoio às Atividades Acadêmicas Remotas (Naaar) na UnB para auxiliar toda a comunidade acadêmica no acesso e na operação das plataformas neste período de aulas não presenciais.
O Núcleo é dividido em quatro grupos de tutores(as), cada um sob supervisão de um ou mais professores(as) da UnB, de acordo com as áreas do conhecimento: Humanas, Biológicas, Artes e Exatas.

 

COMO TER ACESSO – para solicitar auxílio e esclarecer dúvidas, basta encaminhar e-mail para a área relacionada ao seu curso:
exatas/engenharias/tecnologias – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
humanas/sociais –Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
biológicas/saúde – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
linguística/artes – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

As respostas chegam em até 24h, de segunda a sexta-feira, durante todo o semestre.

 

 

CONTATOS – a Universidade de Brasília entrará, portanto, em contato com os(as) calouros(as) por meio de dois canais. Atente-se a eles para acompanhar todos os comunicados importantes:

 

a) o e-mail pessoal cadastrado durante o registro acadêmico;
b) o e-mail institucional pelo Office 365.

 

E, se você precisar falar com a UnB, lembre-se: a instituição está funcionando de maneira remota! Por isso, não adianta ligar nos departamentos. Confirme qual é o setor relacionado à sua demanda e encaminhe e-mail com a sua solicitação: Muito Prazer.