O Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (PPNE) foi criado em 1999, vinculado à Vice-Reitoria, após diversas discussões sobre o ingresso e as condições de permanência e diplomação dos estudantes com deficiência e necessidades educacionais específicas na Universidade de Brasília (UnB). Em 2017, o PPNE tornou-se a Coordenação de Apoio às Pessoas com Deficiência, vinculada ao Decanato de Assuntos Comunitários, sendo mantida a mesma sigla.

 

O objetivo do PPNE é estabelecer uma política permanente de atenção às pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas na UnB e assegurar sua plena inclusão à vida universitária. Para tanto, as atividades desenvolvidas pela Coordenação visam propiciar e garantir condições para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes por meio da consolidação de uma rede de apoio da Universidade e da garantia de uma prática cidadã. Entende-se que a construção de uma Universidade mais inclusiva se dá a partir da eliminação de barreiras e articulação entre unidades acadêmicas e administrativas da Universidade.

 

Público Alvo

Estudantes de graduação e pós-graduação com:

  • Deficiência Física, Visual, Auditiva, Intelectual e Múltipla;

  • Transtornos Globais do Desenvolvimento (TDG) / Transtorno do Espectro Autista (TEA);

  • Altas Habilidades/Superdotação;

  • Dislexia;

  • Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H);

  • Surdocegueira.

 

Política de Acessibilidade da Universidade de Brasília (Resolução CAD 050/2019)

Aprovada recentemente pelo Conselho de Administração da UnB, a referida política foi construída a partir dos seguintes eixos: acessibilidade no âmbito arquitetônico e urbanístico; acessibilidade nos transportes; acessibilidade no âmbito acadêmico; acessibilidade no âmbito administrativo; acessibilidade nas comunicações e no acesso a informações; acessibilidade na assistência estudantil; e ações de promoção da acessibilidade. Destaca-se a compreensão de que o planejamento, execução e monitoramento das ações de acessibilidade deve ocorrer de forma continuada, articulada e transversal aos diversos setores da UnB. Clique aqui para conferir o documento na íntegra.